UVA-MA realiza I Feira de Variedade - Evento reuniu alunos, professores e colaboradores das unidades de São Luís. :: IDEM - UVA

UVA-MA realiza I Feira de Variedade - Evento reuniu alunos, professores e colaboradores das unidades de São Luís.

01/12/2011 12:01

Ciência, gastronomia, música, teatro, artesanatos, apresentação de trabalhos acadêmicos  e muita integração foram os principais ingredientes da I Feira de Variedades  da UVA-MA, ocorrida na quinta-feira, 24,  na unidade Dr. Orlando Araújo, no Centro.

A colaboradora do IDEM, Maria dos Remédios Costa (Bebel), sugeriu à direção que se fizesse uma bazar de Natal, com produtos confeccionados por colaboradores e alunos. Esse foi o start, a partir daí a Curadora da UVA-MA , Profa. Lucia Martins, idealizou, juntamente com o Gerente de Ensino Alexandrey Melo e o Prof. Cesar Boaes, a I Feira de Variedade. De acordo com a Profa Lucia Martins,  a feira teve como  objetivo promover um maior intercâmbio entre as unidades da UVA-MA  na capital. “Com a feira abrimos espaços para os alunos mostrarem seu lado empreendedor e darem mais visibilidade as ações  de ensino, pesquisa e de extensão e, também, estimulamos  a integração ente alunos, professores e colaboradores da instituição”, enfatizou a Curadora.

Um dos organizadores da Feira, Prof. Cesar Boaes, avaliou que os objetivos do evento foram atingidos, principalmente o de promover ainda mais a integração entre funcionários, alunos e professores. “Esse foi um dos objetivos que superou as expectativas, pois não vieram só os alunos para a feira, também vieram seus familiares que  puderam ver o ambiente em que os filhos ou pais  estão se formando”, ressaltou Boaes. Estandes - O empreendedorismo teve forte presença na Feira. Muitas equipes, para mostrarem o que estão aprendendo em sala de aula e também arrecadar fundos visando à festa de formatura, apresentaram e negociaram diversos produtos e serviços.

A turma de Recursos Humanos RH01-B6, por exemplo, fez do seu estande uma micro empresa de recursos humanos, que funcionou captando currículos dos estudantes e também ofertando vagas ao mercado de trabalho.  A aluna Patrícia Madeira conta que a equipe responsável pelo  estande, fez uma parceira com a empresa Sentrum, a qual disponibilizou as vagas de trabalho e abriu seu banco de currículos para cadastrar os acadêmicos.

Alunos de Pedagogia também deram seu recado na Feira, enfatizando a relação ensino aprendizagem.  A turma PE01-D6 realizou uma mini feira de ciências dentro da Feira de Variedades.  As acadêmicas apresentaram vários recursos didáticos relacionados com o ensino das disciplinas de Ciência e de Geografia. Elas aproveitaram a situação para levar informações sobre questões ambientais e de saúde visando conscientizar ainda mais as pessoas participantes da feira.

Já o aluno Ivan Madeira, da turma PE01-S6, apresentou no auditório, palestra sobre a Lei 10.639/03 que trata do ensino da Capoeira Angola em sala de aula. “Por meio dessa arte é possível socializar e resocializar muitos alunos”, disse.

Teatro – A arte cênica, como recurso didático, foi apresentado pelas turmas  PE01-F2 e a PE01-G2. Nas encenações os alunos trataram do ensino de matemática e de literatura infantil. O orientador responsável pelas turmas, Prof. Bergman Figueiredo, salientou que esta feira deve ser a primeira de muitas. “Atividades como estas servem para motiva os alunos que estão chegando ao curso e oportunizar aos que estão saindo a mostrarem o que aprenderam”.

 

A Profa. Silva Serrão orientadora de várias equipes na  Feira, considerou a atividade “avassaladora”.  “Aqui é possível se avaliar atividades acadêmicas considerando critérios como criatividade, iniciativa, trabalho em equipe entre tantas outras, e sem  esquecer que, em termos de gestão,  a gente sempre tem o que melhorar”.